Sicredi Região da Produção RS/SC/MG

Programa Aceleração Regional Sicredi Região da Produção RS/SC/MG

Buscando contribuir com o desenvolvimento coletivo local e regional, a Sicredi Região da Produção RS/SC/MG e o Núcleo de Pesquisas em Economia do Agronegócio (NPEA) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) desafiaram-se a construir um amplo e detalhado estudo para subsidiar as discussões relativas ao perfil socioeconômico dos municípios que estão na área de atuação da Sicredi Região da Produção, bem como os desafios, oportunidades e potencialidades presentes em cada local onde a cooperativa possui agência, no norte do Rio Grande do Sul e extremo oeste de Santa Catarina.

Esta iniciativa coletiva e comprometida com o processo de fomento à reflexão sobre o desenvolvimento e ao capitalismo consciente foi construída em cooperação com os atores locais e representantes das entidades públicas e privadas, ligadas aos diferentes setores socioeconômicos. Neste processo, a reflexão e a busca por novos conhecimentos, a visão de futuro e o espírito gestor e empreendedor também são objetivos a serem alcançados.

Portanto, conhecer a realidade de cada município, bem como os níveis de desenvolvimento e a evolução econômica, social e ambiental podem subsidiar reflexões e proposições na área do desenvolvimento regional, local, inclusivo e sustentável.

 

Bases de Dados Econômicos, Sociais e Ambientais

As informações da iniciativa Aceleração Regional na área de atuação da Sicredi Região da Produção RS/SC/MG podem ser acessadas no conjunto de Dashboards a seguir.

Indicadores Econômicos
Indicadores Sociais
Indicadores Ambientais

Por considerar o número elevado de informações em cada tela, apesar de ser possível o acesso via smartphone, uma melhor visualização é obtida a partir de computadores ou Tablets e acionando o ícone “abrir no modo tela inteira”, que está localizado no canto inferior direito de cada Dashboard, conforme indicado na figura a seguir.

 

Percepção das Lideranças Regionais

O desafio de melhorar as condições de vida de uma comunidade, região ou país, passa pela percepção do estado atual do local e por ações capazes de promover mudanças em curto, médio e longo prazos. Neste contexto, a presente pesquisa se propôs a identificar a percepção da comunidade regional em relação aos elementos que, juntos, caracterizam uma condição de desenvolvimento e possíveis alternativas.

Com base em informações coletadas junto às Pessoas e Entidades, através da aplicação de questionário semiestruturado, da realização de entrevistas e de reuniões em grupos focais, foi possível identificar dinâmicas que ajudam a compreender os distintos níveis de desenvolvimento de cada município e, a partir delas, um conjunto de ações que podem contribuir para melhor a vida das pessoas. Os resultados podem ser podem ser acessadas no conjunto de Dashboards a seguir e no Livro Caminhos para o Desenvolvimento.

Percepção das Lideranças Locais

Aceleração Regional – Constantina/RS

Em Constantina/RS, já existe um grupo de lideranças se reunindo sistematicamente e buscando alternativas que contribuam para os objetivos estabelecidos. Neste momento, a busca é para sensibilizar as autoridades a aportar verbas para o acesso asfáltico da ERS 9010.

Aceleração Regional Constantina/RS

Relatórios Analíticos

Para acessar o relatório Caminhos para o Desenvolvimento: articulação entre o setor público, o setor privado e a sociedade civil organizada como estratégia de transformação socioeconômica regional, clique no link a seguir:

Relatório Caminhos para o Desenvolvimento

Para acessar o Pefil Socioeconômico dos Municípios da área de atuação das Sicredi Região da Produção, clique nos links a seguir:

RS Barra Funda

RS Constantina

RS Engenho Velho

RS Gramado dos Loureiros

RS Liberato Salzano

RS Nonoai

RS Nova Boa Vista

RS Novo Xingu

RS Rio dos Índios

RS Ronda Alta

RS Rondinha

RS Sarandi

RS Tres Palmeiras

RS Trindade do Sul

SC Chapecó

SC Coronel Freitas

SC Xanxerê

SC Xaxim

Rolar para o topo